Bemvindo
A investigação no Canning-Clode Marine Lab (CCML) explora os efeitos de quatro aspectos principais em comunidades marinhas bentónicas: (1) latitude, (2) escala espacial, (3) perturbação e (4) alterações climáticas. Este trabalho concentra-se principalmente em comunidades de biofixação (biofouling) como sistema de estudo modelo devido à sua distribuição global, crescimento rápido e a sua capacidade de colonizar superfícies artificiais.
Estas comunidades representam portanto, um sistema de estudo ideal para cientistas e ecólogos. Um dos nossos principais interesses é o estudo das invasões biológicas por espécies marinhas não indígenas (NIS), que constituem uma das maiores ameaças ambientais e económicas e ao mesmo tempo uma das principais causas de perda de biodiversidade no mundo inteiro. As invasões biológicas no meio marinho decorrem em grande parte em ambientes costeiras, onde a taxa de invasões detectados tem aumentado significativamente nos últimos anos. A maioria destas invasões marinhas sucede devido à navegação comercial, resultante da transferência não intencional de um grande número de espécies em águas de lastro e incrustações em cascos de grandes navios e embarcações. A investigação desenvolvida pelo nosso grupo, integra-se bem e na vanguarda das questões e hipóteses actualmente colocadas no âmbito da ciência das invasões marinhas: que fenómenos controlam o sucesso das espécies invasoras? Que processos podem influenciar a persistência de espécies não indígenas no espaço e no tempo?
Implementando programas de monitorização, ensaios experimentais e participando em campanhas de investigação internacionais, o Canning-Clode Marine Lab visa contribuir de forma a desbloquear estes relevantes fenómenos e processos. Isto irá permitir uma maior capacidade de previsão sobre que tipo espécies podem invadir uma dada região, em que tipo de região e identificar que espécies poderão persistir e instalar-se numa nova região. Tentaremos desta forma, produzir as ferramentas tão necessárias e importantes para os gestores ambientais que buscam reduzir ou prevenir invasões de novas espécies exóticas.
Vem trabalhar connosco!
Encorajamos alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento a desenvolver as suas próprias ideias e projectos. O financiamento para este tipo de projectos é na conjuntura actual limitado, mas estamos abertos a explorar diferentes direcções para acomodar ideias pioneiras e inovadoras. Envie-nos um e-mail com um esboço de projecto e um CV sucinto.
25 October 2015
21 October 2015
15 April 2015
João Canning Clode just co-authored a paper in the prestigious journal PLoS Biology
27 March 2015
17 March 2015
04 March 2015
TWO NEW SPECIES OF BRYOZOANS FOR SCIENCE!
19 November 2014
First record of Branchiomma bairdi McIntosh, 1885 (Annelida: Sabellidae) from Madeira Island, Portugal (northeastern Atlantic Ocean).
14 November 2014
01 September 2014
20 March 2014
18 February 2014
Porto Santo Line sponsors Canning Clode Marine Lab with 4 trips to Porto Santo island.
13 February 2014
EFEN-HOTELARIA, S.A. donates 1029.60 euros to the Canning-Clode Marine Lab to purchase research equipment in order to early detect invasive species in marinas and ports of the Madeira island system.
27 January 2014
Marine debris monitoring program launched
27 December 2013
05 December 2013
Canning-Clode Marine Lab website is launched
04 December 2013
João contributes to a new paper in marine policy.
02 November 2013
20 September 2013
First record of Celleporaria brunnea (Bryozoa: Lepraliellidae) in Portugal and in the East Atlantic
September 2013